O mundo dos negócios não é nada fácil. Sobreviver no mercado tem sido uma tarefa desafiadora e, dia a dia, me convenço da essencialidade de ter um advogado de confiança caminhando ao lado da empresa, uma vez que a prevenção se mostra cada vez mais eloquente na vida do empresário.
A advocacia preventiva é um conjunto de medidas pensadas, estudadas e traçadas pontualmente que se colocadas em prática de forma antecipada poderá blindar ou amenizar os problemas enfrentados com a demanda judicial.
A advocacia de prevenção muitas vezes funciona como um planejamento jurídico estratégico que poderá livrar o empresário de anos de embate judicial e de despesas desnecessárias. A prevenção significa dar continuidade da atividade regular da empresa e a manutenção da sua saúde financeira.
Neste contexto, a assessoria jurídica continuada, nada mais é do que o acompanhamento feito por um profissional tecnicamente capacitado que, juntamente, com o empresário vai atuar em diversas áreas ligadas a atividade empresarial com o objetivo de conhecer as dificuldades e desafios da empresa, traçar metas estratégicas que visam diminuir ou exaurir as dificuldades, de forma preventiva, ou seja, esse profissional atuará pró ativamente a fim de evitar problemas que possam acarretar altos custos para a empresa.
A atividade empresária exerce um papel preponderante na sociedade e na economia e por esta razão assume uma série de obrigações que têm implicações jurídicas, tais como: obrigações fiscais, trabalhistas, contratos e distratos, etc. Isso tudo indica a necessidade do empresário estar assessorado por um advogado que possa dedicar-se à solução desses assuntos.
Mas sabemos que essa nova visão exige uma mudança cultural e até comportamental do empresário, porém fundamental, pois é o novo comportamento moderno do mundo empresarial.