O SISTEMA DE FRANQUIA EMPRESARIAL

A transformação global há alguns anos vem envolvendo diversos setores do mundo cotidiano, principalmente, o setor empresarial que nos faz buscar novas ideias, novos ideais, novas ferramentas e principalmente novas tendências, que poderão nos concretizar no mundo do empreendedorismo e, por óbvio, na satisfação pessoal e profissional.

Com isso, o mercado tem buscado estratégias inovadoras, baseando-se em parcerias, grupos, aglomerados, que no mundo dos negócios, é uma tendência mundial. Portanto, é uma corrente seguida por um grupo numeroso de pessoas ou empresas, que possuem objetivos semelhantes, atrelados à rentabilidade daquele tipo de produto ou serviço.

Por essa razão, o sistema de franquias vem crescendo progressivamente entre os empresários brasileiros e, portanto, a matéria exige nosso cuidado e interpretação, pois como todo negócio empresarial está adstrita a vantagens e desvantagens, por vezes, desconhecidas dos interessados.

É certo que quem busca contratar via sistema de franquia, quer investir em um modelo de negócio já existente, cujo modelo encontra-se em expansão no mercado, foi validamente testado e já apresenta resultados. Não pretende correr riscos e equívocos de decisões mal tomadas sobre o que, onde, por quanto, para quem e como vender ou sobre ter a ideia, criar a marca e promover ações de marketing para lançá-la no mercado, definir o perfil de cliente a ser atendido, escolher o ponto e os canais de venda, etc.

Sendo assim, devemos nos atentar que não estamos aqui falando sobre um contrato simples de negócio, mas de uma avença que tem como caraterística a bilateralidade, a complexidade e a exigibilidade que por vezes é severa. E por conter cláusulas complexas e severas em seu cumprimento, é necessário quando houver a decisão da contratação de uma franquia para investir seu dinheiro, seja a empresa franqueadora muito bem analisada sob o aspecto de solvabilidade, idoneidade, perfil, etc, bem como seja feita uma analise pormenorizada na Circular de Oferta da Franquia – COF, com o auxilio de profissionais técnicos, se necessário, a fim de concluir tratar-se de um bom investimento.

São vários os fatores responsáveis pelo sucesso ou insucesso de uma empresa, devendo merecer maior atenção os fatores críticos de sucesso, principalmente, quando estamos falamos de franquias, pois o desempenho de cada empresa pode afetar o desempenho das demais. E, sem sombra de dúvida, destaco como fator crítico o relacionamento entre o franqueador e o franqueado, pois contribui muito com o desenvolvimento satisfatório do franqueado.

Entre outros fatores que ficam evidenciados como críticos é a falta, muita das vezes, de um Planejamento Estratégico de longo prazo para a franquia, em que fique evidenciada sua estratégia de expansão, com base em análise de mercado e satisfação de clientes, que apontem para a aceitação dos produtos e serviços oferecidos e a viabilidade econômico-financeira do negócio. Existir sempre uma estratégia de marketing bem definida e implementada para que o franqueado tenha segurança no momento de investir seu dinheiro e, principalmente, tenha convicção de seu negócio é um diferencial.

Ou seja, quando bem definidos e monitorados, os fatores críticos refletem nos objetivos estratégicos das empresas e representam sua sobrevivência no mercado e, por isso, que a Circular de Oferta da Franquia deve ser muito bem preparada, muito bem elaborada de acordo com o perfil do interessado, de acordo com o perfil mercadológico do local, de acordo com localização geográfica do pretenso franqueado, a fim de que o interessado tenha segurança e convencimento de que se trata de um bom negócio para investir seu dinheiro.

O fato é que, na maioria das vezes, o empresário franqueado contrata com a franqueadora sem fazer nenhuma analise substancial previa da Circular de Oferta da Franquia, seja sob o aspecto legal e jurídico, seja sob o aspecto econômico-financeiro. Se o faz, faz de maneira superficial e imediatista, pois está inserido na ansiedade de ver seu negócio em andamento.

Por conseguinte, é crucial para o inicio do negócio a entrega da Circular de Oferta da Franquia, pois somente com este documento que o franqueado poderá estar convicto do negócio que investirá. Além disso, sob a ótica legal é obrigatória esta entrega, sob pena do franqueado arguir a anulabilidade do contrato, bem como exigir devolução de todas as quantias que por ventura já estiver pago, seja titulo de filiação e royalties, além de perdas e danos.